Notícias e Eventos

Portugal Space lança inquérito às empresas ligadas ao Espaço

cmptspace on 5 de Junho, 2020

 A Portugal Space vai atualizar o Catálogo Espacial Português para refletir de forma mais precisa a dimensão, relevância e peso económico do sector espacial em Portugal. 

A Portugal Space lança esta sexta-feira, 5 de junho, um estudo de mercado para fazer um retrato atualizado da indústria espacial e dos centros de investigação em Portugal. O estudo do ecossistema português tem como ponto de partida um questionário, disponível no site da Portugal Space e dirigido a empresas e centros de investigação com ligações ao espaço, que aborda questões como o número de trabalhadores e a composição das equipas, e os projetos espaciais em que estão envolvidos. Analisa ainda questões relacionadas com os resultados financeiros, as receitas das organizações, a sua relação com o sector espacial e a percentagem de financiamento recebido de instituições e fontes nacionais e internacionais.

Quando concluído, os resultados deste estudo serão utilizados para criar o Catálogo Espacial Português 2020, uma reprodução aprofundada do ecossistema nacional, traçando o perfil das empresas e instituições de investigação que operam no sector espacial em Portugal, apresentando os seus produtos, serviços, aplicações, tecnologias e projetos de I&D.

O Catálogo Espacial pretende aumentar o alcance do ecossistema espacial português, tanto a nível nacional como internacional, servindo como instrumento de trabalho para profissionais dentro e fora do país, públicos e privados, ajudando-os a identificar potenciais parceiros portugueses para atividades espaciais.

Marta Gonçalves, responsável pelas Relações Industriais e Projetos da Portugal Space, salienta que o Catálogo será “uma ferramenta essencial na dinamização do ecossistema espacial português nacional e internacionalmente “. “Permite à Agência apresentar as capacidades das entidades portuguesas em termos de produtos, tecnologias, serviços e conhecimentos relacionados com a área do espaço, que são transversais”.

De acordo com Joan Alabart, que, no seio da Agência, trabalha sobretudo na aproximação entre players espaciais e não espaciais, “a revisão do Catálogo Espacial Português visa atualizar a versão 2013, que não reflete a evolução verificada nos últimos anos na dimensão e relevância do sector espacial nacional”. Com um ecossistema industrial e académico com 20 anos de história – no próximo mês de Novembro celebra-se o 20º aniversário de Portugal como membro da ESA – o sector espacial tem uma dimensão e importância desconhecida para a maioria do público. 

Com a atualização do Catálogo Espacial Português, a Portugal Space pretende também chegar ao sector não espacial, uma vez que a Agência atua como intermediário para levar o espaço às empresas de outros setores, dado que os dados e tecnologias espaciais permitem alavancar o seu sucesso económico e o desenvolvimento de produtos de interesse socioeconómico. O questionário para o Catálogo Espacial Português 2020 está disponível no site da Portugal Space e o prazo de resposta é 6 de Julho.

0 comments
Post a comment