Notícias e Eventos

Nova missão da ESA para interceptar um cometa

PTSpace-Admin on 21 de Junho, 2019

O “Comet Interceptor” foi selecionado como a nova missão de classe rápida da ESA no seu programa Cosmic Vision. Composta por três naves espaciais, será a primeira a visitar um cometa verdadeiramente intocado ou outro objeto interestelar que está apenas a começar a sua jornada para o interior do Sistema Solar.

A missão viajará para um cometa ainda não descoberto, fazendo um sobrevoo do alvo escolhido quando estiver na órbita da Terra. As três naves espaciais realizarão observações simultâneas de vários pontos ao redor do cometa, criando um perfil 3D de um objeto “dinamicamente novo” que contém material não processado que sobrevive desde o início do Sistema Solar.

“Cometas intocados ou dinamicamente novos são totalmente desconhecidos e tornam-se alvos atraentes para a exploração de naves espaciais de curta distância para melhor compreender a diversidade e evolução dos cometas”, diz Günther Hasinger, Director de Ciência da ESA.

“As enormes realizações científicas de Giotto e Rosetta – o nosso legado em missões aos cometas – são incomparáveis, mas agora é hora de aproveitar os seus sucessos e visitar um cometa intocado, ou estar pronto para o próximo ‘objeto interestelar semelhante a Oumuamua‘.”

Leia todas as informações sobre este assunto no artigo original aqui.

0 comments
Post a comment