Notícias e Eventos

FCT tem dez bolsas de investigação em Cor do Oceano

cmptspace on 15 de Julho, 2020

[Actualização: Candidaturas devem ser entregues até 21 de junho de 2020.]

A Universidade do Algarve vai acolher a Ocean Colour Summer School, apoiando um dos principais domínios da estratégia “Portugal Espaço 2030”, a Observação da Terra. Há dez bolsas de estudo para estudantes de licenciatura e mestrado.

Impulsionada pela Portugal Space, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), da Universidade do Algarve, realiza, a partir do final de julho a “Ocean Colour Summer School”, com financiamento do programa “Verão com Ciência” da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A Ocean Colour Summer School centra-se na aquisição e utilização de dados de satélite para o estudo de fenómenos e processos Oceanográficos. A Cor do Oceano faz parte do campo da Observação da Terra, um dos domínios prioritários da “Portugal Espaço 2030”, estratégia nacional para o Espaço.

Esta Escola de Verão, cujo programa de formação está a ser promovido pelas investigadores Sónia Cristina e Priscila Goela do CIMA – UAlgarve, tem como objetivo capacitar os estudantes em aplicações marinhas, costeiras e de águas interiores e estimular a cooperação científica entre estudantes e professores de diferentes instituições nacionais. O curso vai reunir investigadores das Universidades do Algarve, Lisboa, Aveiro, Évora, Açores e Porto, e também do Instituto Hidrográfico (IH) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), por forma a abordar as diferentes perspetivas da temática Cor dos Oceanos.

Durante o curso de 13 semanas, os alunos desenvolverão pequenos projetos de investigação relacionados com a deteção remota da Cor de Oceano, além de experimentarem um ambiente académico que estimulará a cooperação científica entre alunos e professores de diferentes instituições nacionais.

Os primeiros cinco dias da Ocean Colour Summer School serão ocupados com a componente de ensino, que decorrerá presencialmente no CIMA-UAlgarve. O trabalho de investigação, que ocupará as restantes 12 semanas, pode realizar-se também presencialmente nas instalações do CIMA ou nas instituições parceiras.

Para a Ocean Colour Summer School, cujo início está previsto para finais de Julho, a FCT está a financiar dez bolsas de investigação, destinadas a estudantes de licenciatura e mestrado. O prazo de candidaturas termina no dia 21 de julho de 2020.

Para mais informações, consultar os seguintes avisos:

Bolsas de Investigação

Edital 035A/2020; Edital 035C/2020; Edital 035D/2020; Edital 035F/2020; Edital 035G/2020; Edital 035G/2020; Edital 035I/2020.

Bolsas de Iniciação à Investigação

Edital 035B/2020; Edital 035E/2020; Edital 035H/2020; Edital 035J/2020.

0 comments
Post a comment