Notícias e Eventos

Conferência “Space2connect”, Holanda, março 2020

PTSpace-Admin on 27 de Novembro, 2019

A ESA promove a primeira conferência “Space2connect” para explorar soluções emergentes baseadas no Espaço no sentido de responder aos desafios e oportunidades da economia digital. A participação na conferência é gratuita, mas os lugares são limitados.

O Espaço deve ser considerado como um bem público. Através do Espaço temos acesso a infraestruturas e aplicações de mobilidade, garantimos ferramentas de comunicação profissional, ou, se em férias, temos acesso às previsões meteorológicas ou a horários de voos. O Espaço dá-nos acesso a técnicas agrícolas de precisão para maximizar colheitas e a rotação de culturas, assegura a gestão de recursos como água potável ou transações bancárias, permite a monitorização de incêndios florestais, investigações arqueológicas…, conhecimento científico e o sonho de ampliar o alcance da humanidade. Atualmente, essas e muitas outras atividades dependem do Espaço e da infraestrutura que gera esses dados e possibilita o seu uso.

Além de ser um setor em crescimento, o Espaço apoia e impulsiona o sucesso e a competitividade de muitas outras áreas de atividade. O potencial do Espaço está longe de ser totalmente explorado e isso abre possibilidades que vão muito para lá do que podemos imaginar atualmente. Esta perspetiva estimulou o aparecimento de um novo setor espacial e atores ávidos por explorar essas oportunidades.

O espaço e o desenvolvimento de tecnologias associadas são hoje reconhecidos como um impulsionador da inovação. O mundo atravessa uma fase de transformação digital e o espaço posiciona-se para liderar essa transformação.

Reconhecendo a importância destes fatores para a sustentabilidade e crescimento económico, Portugal projetou três estratégias separadas, mas interligadas:

• Portugal Space 2030;
• Computação avançada 2030 e
• Inteligência Artificial 2030

É neste contexto que a Portugal Space se junta à Agência Espacial Europeia para convidar todas as partes interessadas a participar na primeira conferência “Space2connect”, que ocorrerá entre 23 e 27 de março de 2020, em Noordwijk, na Holanda.

Promovido pela ESA, a “Space2connect” explorará soluções emergentes baseadas no espaço para os desafios e oportunidades da economia digital. Trata-se da primeira conferência a ligar toda a cadeia de valor das comunicações por satélite e propõe-se a abordar questões ligadas à sua utilização comercial. Abordará ainda temas relacionados com o negócio das comunicações por satélite, aplicações e soluções espaciais, e procurará promover parcerias e inspirar novas estratégias, bem como aplicações e soluções.

A iniciativa “Space2connect” responde aos interesses da Agência Espacial Portuguesa, que está empenhada em ligar os sectores espacial e não-espacial, conforme o primeiro objetivo da Estratégia “Portugal Space 2030”: Promover o crescimento económico e a criação de empregos qualificados em Portugal, estimulando o desenvolvimento de mercados relacionados com as atividades espaciais, nomeadamente através da captação e exploração de dados e sinais de satélite em diferentes sectores, respondendo a desafios sociais e económicos que se colocam na agricultura, pescas e outras atividades marítimas, monitorização climática e de infraestruturas, desenvolvimento urbano, defesa e segurança, bem como de saúde pública, os quais enfrentam inúmeros desafios.

Além das sessões plenárias, a conferência terá inúmeras sessões paralelas, com múltiplas oportunidades de networking.

A abertura, que acontecerá no Museu Louwman, em Haia, juntará fabricantes e operadores de satélites, agências espaciais, pequenas empresas, especialistas e investidores que terão a oportunidade de trocar informações com os oradores e outros responsáveis.

Nos dias seguintes, na ESTEC, o coração tecnológico da ESA, oradores e participantes continuarão a partilhar ideias, a desenvolver contactos, procurando inspiração que permita à ESA e aos países membros prosperem na nova era espacial.

Para possibilitar sinergias adicionais, o “Space2connect” realiza-se em conjunto com as reuniões anuais do SatNEx e CEMS, levando académicos e investigadores de universitários e de escolas de negócios à ESTEC.

A participação na conferência é gratuita, mas o espaço é limitado, portanto, registre-se com antecedência.

Para obter mais informações, consulte o site do evento: https://nikal.eventsair.com/space2connect-2020-conference/space2connect

0 comments
Post a comment